Gerência Cultural
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
  • Início
  • Sobre
  • Espaços
    • Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho
    • Espaço Cultural Cruz e Sousa
  • Atividades
    • Exposições
    • Lançamentos literários
    • Coral
  • Acervo
  • Leis
  • Editais
  • Contato
  • Início
  • Sobre
  • Espaços
    • Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho
    • Espaço Cultural Cruz e Sousa
  • Atividades
    • Exposições
    • Lançamentos literários
    • Coral
  • Acervo
  • Leis
  • Editais
  • Contato

Categoria: Edital

O Chamado da Natureza: Uma Mensagem Urgente para o Mês do Ambiente

29 de maio de 20268 de junho de 2026

Inspirada pelo apelo da Organização das Nações Unidas (ONU), esta exposição convida à reflexão
sobre um dos desafios centrais do nosso tempo: preservar a biodiversidade e os ecossistemas que
sustentam a vida.


As Unidades de Conservação são essenciais nessa missão. Elas protegem a biodiversidade,
asseguram recursos hídricos, preservam paisagens, fortalecem espaços de ciência, lazer e cidadania
e atuam como aliadas fundamentais no enfrentamento das mudanças climáticas.

Criado pela Lei do SNUC (Lei nº 9.985/2000), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação integra
as UCs federais, estaduais e municipais. Concebido para potencializar o papel das UCs, o SNUC
promove uma gestão integrada e participativa, com a participação das três esferas do poder público.
Santa Catarina abriga 192 Unidades de Conservação distribuídas entre as esferas municipal,
estadual e federal. São 16 unidades geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade (ICMBio) e 10 unidades administradas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa
Catarina (IMA). O estado conta ainda com mais de 100 Reservas Particulares do Patrimônio
Natural (RPPNs).


Esta exposição expressa o compromisso do Legislativo catarinense com a preservação ambiental. A
natureza não apenas nos cerca: ela nos sustenta. O futuro está nas mãos de cada um de nós.

Serviço

🗓️De 2 a 19 de junho de 2026

⏱️De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

📍Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho – Palácio Barriga-Verde

Sobre o evento

👉 Confira a matéria completa: Deputados ALESC Notícias | X Alesc | Agência AL | Agência Alesc | Fotos

Edital

Exposição em Comemoração à Imigração Japonesa no Brasil

29 de maio de 20268 de junho de 2026

A Exposição em Comemoração à Imigração Japonesa no Brasil
celebra os laços históricos, culturais e afetivos construídos entre
Brasil e Japão ao longo de décadas de amizade, cooperação e
intercâmbio. Inspirada no conceito japonês en (縁), que simboliza
conexão, destino e união, a mostra propõe um olhar sensível sobre
os vínculos que aproximaram Santa Catarina e a província de Aomori
desde a assinatura do acordo de intercâmbio amistoso em 1980.


Ao longo dessa trajetória, as relações entre os dois Estados
resultaram em importantes trocas culturais, educacionais e
econômicas, fortalecendo uma parceria marcada pela solidariedade
e pelo compartilhamento de conhecimentos. A exposição também
apresenta tradições artísticas da região de Aomori, como o delicado
bordado Kogin-zashi, a refinada técnica em laca Tsugaru-nuri, os
tradicionais cavalos Yawata Uma, as bonecas Kokeshi Tsugaru e o
vibrante festival Nebuta Matsuri, reconhecido como Patrimônio
Cultural Folclórico Imaterial do Japão.


A exposição é organizada pelo Nipocultura e conta com a
participação da fotógrafa Annete Owatari, que integra a mostra com
um recorte da exposição: “Mundo Gion: Nuances do Hanamachi”
apresentando um olhar poético e delicado sobre Gion, em Kyoto.
Suas fotografias exploram gestos, texturas e atmosferas que evocam
memória, identidade e pertencimento, criando uma ponte
contemporânea entre Brasil e Japão.


Mais do que revisitar histórias e tradições, a exposição convida o
público a refletir sobre os encontros culturais que atravessam
gerações e fortalecem os laços de amizade entre diferentes povos.

Serviço

🗓️De 1 a 19 de junho de 2026

⏱️De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

📍Espaço Cultural Cruz e Sousa – Palácio Barriga-Verde

Sobre o evento

👉 Confira a matéria completa: X Alesc

Edital

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL – OBRAS SELECIONADAS

8 de abril de 20268 de abril de 2026

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc – por meio de sua Gerência Cultural, torna público o resultado final do Concurso Artístico de Seleção de Projetos para Ocupação Artística da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho – 2026, ficando aprovados os projetos dos artistas listados abaixo, em ordem alfabética:


ARTISTAS SELECIONADOS

Andressa Borges Gomes Flor

Larissa Pereira Rodrigues 

Marta Lucia Cargnin Facco

Osnaldo Airton Leite De Oliveira

Patricia Susana Di Loreto

Tercília Dos Santos

Florianópolis, 8 de abril de 2025.

MEMBROS DA COMISSÃO AVALIADORA

JULIANA BASSETTI – Jornalista e Gerente Cultural da Alesc
LÍVIA VICENTIN ESPÍNDOLA – Coordenadora de Eventos da Alesc
MARCELO DO AMARAL – Conservador-restaurador, servidor da ATECOR/FCC
MICHELLE DIAS – Servidora da ALESC e Especialista em Jornalismo Cultural (PUC/SP)
SANDRA CONCEIÇÃO NUNES – servidora da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
SANDRA MEYER – Presidente do Instituto Meyer Filho

Edital

Mostra Fotográfica “Retratos em Movimento: moda, corpo e amputação”

1 de abril de 202613 de abril de 2026

PRORROGADA PARA ATÉ 29 DE ABRIL.

UDESC e UFSC promovem ações do Abril Laranja com mostra fotográfica e palestras sobre o
tema central de Amputação na ALESC


Durante o mês de abril, se comemora o ABRIL LARANJA dedicado à conscientização sobre
amputações e ao apoio às pessoas amputadas, a UDESC, por meio do CEFID, participa de uma
série de ações integradas que unem saúde, inclusão e inovação.

A iniciativa é liderada pelo projeto RAMP, coordenado pela professora Soraia Cristina Tonon da
Luz, em parceria com o projeto ECOMODA / CEART coordenado pelas professoras Neide Kohler
Schulte e Gabriela Kuhnen e o projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária – JAC da
UFSC coordenado pelas professoras Melina Ayres e Isabel Colucci.


Mostra fotográfica destaca corpo, movimento e inclusão


Como parte das atividades do Abril Laranja, será realizada a mostra fotográfica “Retratos em
Movimento: moda, corpo e amputação”, que ficará aberta ao público de 1º a 15 de abril, no
Espaço Cruz e Sousa da ALESC.


A exposição apresenta imagens de pacientes atendidos pelo RAMP vestindo peças de vestuário
adaptado, desenvolvidas por estudantes de moda da UDESC, com assessoria de Samanta
Bulock, alguns manequins incorporarão a mostra com os looks. As fotografias registram não
apenas o resultado final, mas também os bastidores do processo criativo, incluindo a
confecção das roupas e o desfile realizado em novembro de 2025 também na ALESC.
O evento reuniu pacientes amputados, estudantes de moda, jornalismo, acadêmicos de
fisioterapia e uma equipe multidisciplinar, marcando um momento significativo de integração
entre saúde, moda, adaptação e inclusão social.


Programação inclui palestras e debates


Além da exposição, no dia 8 de abril, das 14h às 17h, será realizado um ciclo de palestras no
plenarinho da ALESC. Os encontros abordarão temas relacionados à amputação, como
reabilitação, moda inclusiva, aspectos psicossociais e inovação em saúde.
As atividades também celebram a promulgação da Lei Estadual nº 19.193/2025, que institui o
dia 5 de abril como o Dia da Pessoa Amputada em Santa Catarina, reforçando a importância da
visibilidade e do cuidado integral a essa população.


Integração entre ensino, pesquisa e extensão


A ação evidencia o compromisso da UDESC com a formação acadêmica integrada à realidade
social, promovendo iniciativas que ampliam o cuidado em saúde para além do modelo
tradicional. A parceria entre diferentes áreas do conhecimento fortalece a construção de
soluções inovadoras e inclusivas.


Os projetos organizadores convidam toda a comunidade a visitar a mostra e participar das
atividades do Abril Laranja, contribuindo para a conscientização, o respeito e a inclusão das
pessoas amputadas.


Quando? De 01 a 29 de abril, de 7h a 19h
Onde? Espaço Cultural Cruz e Sousa, Palácio Barriga-Verde – Alesc

Edital

Exposição Fotográfica Papagaio-charão em Urupema

27 de março de 2026


Urupema realiza a 13ª edição do Festival dos Papagaios, um evento já consolidado que valoriza
a biodiversidade, a cultura e a identidade da Serra Catarinense, tendo como base um dos mais
impressionantes fenômenos naturais do planeta.


Todos os anos, durante o período do pinhão, o município recebe a visita do papagaio-charão
(Amazona pretrei), ave migratória ameaçada de extinção que encontra nas florestas de
araucária da região alimento essencial para sua sobrevivência. Essa relação entre a espécie e a
araucária é direta e vital, fazendo com que Urupema se torne um dos principais pontos de
parada desse ciclo natural.


É nesse contexto que acontece um espetáculo verdadeiramente extraordinário.


Durante esse período, cerca de 22 mil papagaios-charão passam pelo município, formando
grandes revoadas que tomam o céu em movimentos coordenados, intensos e contínuos. As
aves saem em bandos, retornam em grupos ainda maiores e transformam a paisagem em uma
cena dinâmica, sonora e visualmente impactante.


Trata-se de um fenômeno reconhecido como único no mundo, não apenas pela quantidade de
indivíduos reunidos em um mesmo local, mas pela forma como essa espécie interage com o
ambiente e com o ciclo do pinhão. Em poucos lugares do planeta é possível observar, com
tanta intensidade, a combinação entre migração, alimentação e comportamento coletivo em
uma única espécie ameaçada

A revoada dos papagaios-charão não é apenas um espetáculo visual — é também um indicador
da saúde ambiental das florestas de araucária. Ao se alimentarem, essas aves desempenham
um papel essencial na dispersão das sementes, contribuindo diretamente para a regeneração
da floresta e para a manutenção da biodiversidade da Serra Catarinense.


A partir desse fenômeno singular nasce o Festival dos Papagaios, que ao longo de suas 13
edições se consolidou como um importante evento de educação ambiental, turismo e valorização cultural. O festival mobiliza a comunidade local, envolve escolas, promove
conhecimento e desperta o olhar para a preservação da natureza.


Com o passar dos anos, Urupema passou a receber pesquisadores, fotógrafos, observadores
de aves e turistas de diversas partes do mundo, interessados em vivenciar esse espetáculo de
perto. Já foram registrados visitantes vindos de países da Europa, América Latina, América do
Norte e Índia, evidenciando o reconhecimento internacional do evento e o crescimento
contínuo desse fluxo.


A programação do festival integra natureza, cultura e experiência, proporcionando ao público
momentos de contemplação das revoadas, atividades educativas, apresentações culturais e
ações voltadas à valorização do território.


Mais do que um evento, o Festival dos Papagaios representa a conexão entre o ser humano e a
natureza, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e consolidando Urupema
como um destino de referência para o turismo de natureza.


A 13ª edição do Festival dos Papagaios será realizada nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2026,
convidando o público a vivenciar de perto um dos mais belos, raros e significativos espetáculos
naturais do mundo.



🗓️ Exposição: de 30/03 a 03/04 de 2026

Abertura: 31/03 às 13h 

🕰️ Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

📍 Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho – Palácio Barriga-Verde (Alesc)

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro, Florianópolis – SC

Edital

Errata do Edital de Concurso nº 002/2025

26 de março de 202626 de março de 2026

A Coordenadoria de Licitações e Contratos publicou a 2ª Errata do Edital de Concurso nº 002/2025 – Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

A correção altera o Anexo V – “Cronograma”.

Fica postergada a divulgação do resultado do Concurso Artístico da ALESC, anteriormente prevista para 25 de março de 2026.

A nova data com o resultado final será dia 8 de abril de 2026.

Todas as demais cláusulas e condições do edital permanecem inalteradas.

SEI_2212853_ErrataBaixar
Edital

Informe Concurso nº 002/2025

26 de março de 202626 de março de 2026

INFORME:

Diante do elevado número de propostas inscritas no Concurso Artístico promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) – concurso nº: 002/2025 – considerando a necessidade de análise criteriosa e isonômica de todas as inscrições e, ainda, a fim de assegurar a transparência, a qualidade e a justiça no processo de seleção, fica postergada a divulgação do resultado do Concurso Artístico da ALESC, anteriormente prevista para 25 de março de 2026.

A medida se justifica em razão do volume expressivo de propostas recebidas, o que demanda maior tempo para adequada avaliação por parte da comissão responsável. A nova data com o resultado final será dia 8 de abril de 2026.

Edital

Errata do Edital de Concurso nº 002/2025

27 de janeiro de 2026

A Coordenadoria de Licitações e Contratos publicou a 1ª Errata do Edital de Concurso nº 002/2025 – Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

A correção altera o Anexo III – “Envio de fotos das obras”:

  • antes: exigência de mínimo de 6 fotos por obra;
  • agora: exigência de mínimo de 2 (duas) e máximo de 6 (seis) fotos por obra, em diferentes ângulos e em boa resolução.

Todas as demais cláusulas e condições do edital permanecem inalteradas. Recomenda-se que os(as) artistas consultem o edital, seus anexos e a errata antes de concluir a inscrição.

SEI_2119867_ErrataBaixar
Edital

Anexos e FAQ do Edital de Concurso nº 002/2025

9 de janeiro de 2026

Nesta página estão disponíveis o FAQ oficial e os anexos do Edital de Concurso nº 002/2025 – Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

  • O FAQ reúne, em linguagem objetiva, as principais perguntas e respostas sobre quem pode participar, documentos exigidos, critérios de avaliação, prazos, premiação, doação de obra e responsabilidades do artista e da ALESC.
    Ele é um material de apoio e não substitui a leitura integral do edital e de seus anexos, que continuam sendo a referência normativa.
  • O Anexo I – Ficha de Inscrição Individual deve ser preenchido por cada artista proponente (pessoa física), com seus dados pessoais, de contato, bancários e informações básicas sobre a proposta. A assinatura implica ciência e aceite integral do edital.
  • O Anexo II – Detalhamento da Proposta é o formulário para descrição do conceito da exposição e do plano de montagem (projeto expográfico), indicando quantidade de obras, títulos e dimensões.
  • O Anexo III – Instruções para envio das fotos das obras orienta como organizar o PDF com as imagens e fichas técnicas das obras que compõem a proposta, padronizando o material para análise da Comissão Avaliadora.
FAQ – Edital De Concurso Nº 002_2025Baixar
Anexo-I-Ficha-de-Inscricao-IndividualBaixar
Anexo-II-Detalhamento-da-PropostaBaixar
Anexo-III-Instrucoes-para-envio-das-fotos-das-obrasBaixar

Antes de se inscrever, recomenda-se que o(a) artista:

  1. leia o edital completo;
  2. consulte o FAQ;
  3. preencha e anexe corretamente todos os documentos exigidos dentro dos prazos indicados no cronograma.
Edital

CONCURSO ARTÍSTICO ALESC

16 de dezembro de 202525 de março de 2026

Artistas visuais, atenção: dia 5 de janeiro, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, abre inscrições para seleção e premiação de exposições em 2026.​

Serão escolhidas seis propostas de artes visuais (pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, fotografia, vídeo e instalação), com prêmio individual de R$ 6 mil.

Podem participar artistas brasileiros ou estrangeiros em situação regular no país, com propostas contendo de 10 a 20 obras, exceto trabalhos de arte generativa, performance ou criados com inteligência artificial. O edital completo, anexos e orientações estão disponíveis As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir do dia 05 de janeiro até 24 de fevereiro de 2026 no site gerenciacultural.alesc.sc.gov.br https://spectro.alesc.sc.gov.br/transparencia-licitacao/licitacao/785

INFORME:

Diante do elevado número de propostas inscritas no Concurso Artístico promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) – concurso nº: 002/2025 – considerando a necessidade de análise criteriosa e isonômica de todas as inscrições e, ainda, a fim de assegurar a transparência, a qualidade e a justiça no processo de seleção, fica postergada a divulgação do resultado do Concurso Artístico da ALESC, anteriormente prevista para 25 de março de 2026.

A medida se justifica em razão do volume expressivo de propostas recebidas, o que demanda maior tempo para adequada avaliação por parte da comissão responsável. A nova data com o resultado final será dia 8 de abril de 2026.

Edital

Paginação de posts

1 2 … 4

Sobre

A Gerência Cultural tem como objetivo ampliar o diálogo entre a Alesc e a sociedade catarinense. Sua função é organizar exposições de artes visuais, lançamentos literários, apresentações musicais, dentre outras programações culturais.

E-mail

cultural@alesc.sc.gov.br

Telefone

+55 (48) 3221-2584

  • Início
  • Contato
  • ALESC
Assembleia Legislativa de Santa Catarina