Espaço Cultural Cruz e Sousa

Situado no primeiro andar do anexo Deputado Epitácio Bittencourt, o Espaço Cultural Cruz e Sousa é mais uma opção para receber artistas contemporâneos e abrigar exposições históricas e institucionais. O espaço tem caráter democrático e está disponível para qualquer cidadão interessado em expor seu trabalho, desde de que atenda ao perfil da programação cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Em 2020, o antigo Espaço Didático Cultural, a partir da Resolução 004/2020, passa a se chamar Espaço Cultural Promotor Público e Poeta Cruz e Sousa, em homenagem à trajetória de luta política e à relevância artística do maior poeta catarinense.

O Espaço Cultural Cruz e Sousa conta com uma parede de cor acinzentada medindo 15 metros de largura e 2,7 metros de altura. No lado esquerdo da parede há uma placa que identificação que ocupa uma área útil de 1 metro de comprimento. O espaço está equipado com um conjunto de lâmpadas LED sob dois trilhos.

 

Cruz e Sousa

Filho de negros alforriados, João da Cruz e Sousa (1861-1998) recebeu a tutela do Marechal Guilherme Xavier de Sousa, que lhe proporcionou educação refinada. Com notoriedade na vida adulta, teve vários ofícios, mas foi na promotoria e na vocação para a literatura que se destacou, rompendo barreiras e combatendo o preconceito.

Considerado o maior poeta simbolista do Brasil, o Cisne Negro é conhecido pelas obras Tropos e Fantasias (1885, em parceria com Virgílio Várzea), Missal (1893) e Broquéis (1893).

 

 

 

“Livre! Ser livre da matéria escrava,
arrancar os grilhões que nos flagelam
e livre penetrar nos Dons que selam
a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.”
João da Cruz e Sousa