Mostra Institucional “Do caixeiro-viajante à representação comercial”
A profissão de representante comercial surgiu durante a Revolução Industrial, no século XVIII, quando a produção em massa e a necessidade de ampliar mercados impulsionaram a demanda por intermediários especializados em vendas. O caixeiro-viajante visitava os comerciantes para vendas por atacado. No século XIX e início do século XX, se deslocava a cavalo, mula ou burro. A partir das décadas de 1920 e 1930 os animais começaram a ser substituídos por automóveis.
O REPRESENTANTE COMERCIAL HOJE
Passados os séculos, a figura do representante comercial continua essencial no desenvolvimento do comércio. É aquele profissional que se dedica, totalmente, a conquistar clientes, sendo indispensável para o sucesso de qualquer empresa de vendas. É o representante comercial que dissemina no mercado o perfil, as tendências e o comportamento institucional das empresas. Ele também traz do mercado informações que a empresa representada precisa para desenvolver seus produtos e serviços e, assim, melhor atender às necessidades dos seus clientes.
Para marcar a data, em 2023 o Core-SC criou a Medalha do Mérito da Representação Comercial Flavio Flores Lopes, entregue anualmente a representantes, autoridades e instituições que destacam-se na área em Santa Catarina.
SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AOS 59 ANOS DO CORE-SC
No dia 09/12 “Dia Estadual do Representante Comercial, a Alesc vai realizar uma Sessão Especial em homenagem ao CORE-SC a partir das 19h .
A iniciativa é do Deputado Rodrigo Minotto que também foi o proponente do projeto de lei que instituiu a data comemorativa no ano de 2016. A Lei nº 4.886, que regulamenta a profissão no Brasil, foi sancionada em 09/12/1965.
Após a Sessão será realizada a entrega da Medalha Mérito da Representação Comercial Flávio Flores Lopes, edição 2024. A honraria foi instituída pelo Core – SC no ano passado, com o objetivo de destacar a contribuição de representantes comerciais, autoridades, personalidades e instituições para o exercício da Representação Comercial em Santa Catarina.
Serão agraciados registros com 50 anos e 49 anos interruptos, além de instituições parceiras do Core-SC e da categoria.