Mostra Institucional Confluências Artísticas e Estéticas com o NEAB
As obras da mostra institucional “Confluências Artísticas e Estéticas com o NEAB” destacam a história, a cultura e as trajetórias da população de origem africana, afro-brasileira e afro-catarinense e apresenta as produções artísticas de três discentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) associadas ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB).
Karen Christine Ferreira apresenta fotografias, com um olhar sensível para as lutas das comunidades negras. Letícia Couto traz traços e cores que retratam mulheres negras em suas telas. Maria Eduarda Corrêa desenhou e deu vida a vestimentas étnicas usando tecidos e acessórios que narram identidades e tradições afro-brasileiras.
A exposição é permeada pelo ideograma africano Sankofa, um símbolo Adinkra que significa “voltar ao passado para construir o futuro”. Representando ancestralidade, conhecimento e reconhecimento da identidade de um povo, o Sankofa fazia parte da cultura dos escravizados africanos trazidos de Gana, Togo e Burquina Fasso para o Brasil no período colonial.
Sob a curadoria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), as obras reafirmam o compromisso com a Educação das Relações Étnico-Raciais e com a luta antirracista, promovendo igualdade e valorização da diversidade étnico-racial no estado de Santa Catarina.
Serviço:
- O quê: Exposição “Confluências Artísticas e Estéticas com o NEAB”
- Quando: 22 a 29 de novembro, das 7h às 19h
- Onde: Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, Hall do Palácio Barriga Verde, sede da ALESC