Mostra Institucional Programa Antonieta de Barros – “Duas décadas transformando realidades”
O Programa Antonieta de Barros (PAB) foi instituído pela Lei 13.075 de 2004, com o propósito de oferecer vagas de estágio dentro da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Em seus 20 anos de existência, o PAB já contemplou mais de 600 estagiários, com idades entre 16 e 24 anos, regularmente matriculados no Ensino Médio, Técnico e Superior. Por meio dos estágios, nos mais diversos setores da Alesc, estes jovens têm a oportunidade de fazer parte de um contexto social e cultural diferente do seu cotidiano.
Pela sua relevância na vida de diversos cidadãos, o PAB venceu, no ano de 2022, a 3ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais. Já em 2013, o Programa foi contemplado com o “Prêmio Camélia da Liberdade Ação Afirmativa – Atitude Positiva”, na categoria Poder Público.
O PAB foi resultado de uma ação dos movimentos sociais e idealizado pelo Fórum de Mulheres Negras de Florianópolis. Seu nome é uma homenagem à professora e jornalista catarinense Antonieta de Barros, que foi a primeira mulher negra eleita deputada no Brasil.
Em comemoração aos 20 anos do Programa Antonieta de Barros, está sendo realizada a “Mostra Institucional Programa Antonieta de Barros – “Duas décadas transformando realidades” na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho com período expositivo de 08 a 18 de julho, e a cerimônia de abertura ocorrerá no dia 11 de julho às 11 horas da manhã no Hall da Alesc.