Exposição “Valda Costa”
Celebrando a campanha Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Bancada Feminina da Alesc traz ao público a exposição “Valda Costa”, com obras originais da artista florianopolitana, com o período expositivo de 22 de agosto a 05 de setembro na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.
Valda, dentre todo o brilhantismo de sua carreira, foi vítima de violência doméstica e social, mas não deixou se abater, transformando em força e resistência suas barreiras cotidianas.
Aluna do renomado pintor Martinho de Haro, a artista retratou com traços modernistas e cores vibrantes cenas do seu cotidiano, como a cultura ilhoa, os morros da Capital, seu povo, dentre outros temas.
Com essa ação, a Alesc busca evidenciar o triunfo artístico da mulher negra, pobre e agredida na sua dignidade, mas que com coragem e criatividade ressignificou barreiras em belas obras de arte.
Valda foi artista ao eternizar nas telas a cultura local, os costumes ilhéus, o esporte, a beleza feminina e a verdadeira essência do povo humilde dos morros da Capital. Todavia brilhou como artista da vida, na luta pela própria sobrevivência e dos seus, no materno cuidado de sua família como também na busca por dignidade social e dos direitos básicos como cidadã.
Visite a Exposição e sinta a força colorida de Valda Costa!
fotos:aqui