Cabina do Tempo da Justiça Eleitoral

 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio do Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes (CMAB), apresenta a exposição imersiva “Cabina do Tempo”. A mostra retrata a história da urna eleitoral e a evolução do processo de votação no Brasil. Realizada no hall da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, a exposição está aberta ao público até o dia 23 de outubro.

A exposição também tem uma versão virtual que pode ser acessada pelo site do TRE-SC.

A montagem da “Cabina do Tempo” foi coordenada por Sandra Buth Zanon, da Assessoria de Gestão da Informação do TRE-SC. Ela explica que a proposta surgiu do desejo de oferecer uma visão imersiva e interativa sobre como era o sistema eleitoral no passado. “Queríamos que as pessoas pudessem vivenciar como era a votação com cédulas de papel, conhecer os diferentes modelos de urnas utilizadas e entender como se davam o processo de votação e a apuração dos votos”, comenta.

Segundo Sandra, o objetivo é transportar os visitantes para outra época, proporcionando uma experiência sensorial que vai além da simples exposição de objetos históricos. “Ambientes com fotos antigas e trilhas sonoras da época foram cuidadosamente escolhidos para recriar a atmosfera do passado. Queremos que o público possa refletir sobre a evolução do processo eleitoral e seu impacto na democracia e na vida de cada cidadão”, afirma.

A exposição apresenta três modelos históricos de urnas: a urna de madeira, a urna de lona branca éclair e a urna de lona marrom, cada uma exibida individualmente em cabines temáticas. A experiência é projetada para ser ao mesmo tempo dinâmica e educativa, convidando os visitantes a mergulharem na história do voto no Brasil.

Fotos da exposição