Exposição: “Ìbátan: Raízes Afro-Catarinenses”

O Hall da ALESC será palco de uma profunda imersão na história afro-catarinense com a abertura da exposição IBÁTAN: Raízes Afro-Catarinenses. A mostra, que celebra o Mês da Consciência Negra, convida o público a percorrer uma “viagem pelas memórias, trajetórias e identidades negras” que compõem o tecido social de Florianópolis.
Realizado pelo Instituto de Genealogia de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Gabinete do Deputado Marquiro, o IBÁTAN: Raízes Afro-Catarinenses inaugura na Alesc em celebração ao Mês da Consciência Negra uma exposição que propõe um resgate visual e emocional das memórias e identidades negras que moldaram a história de Florianópolis.
O título da exposição, IBÁTAN, é uma palavra do Iorubá que significa “parentesco”, e simboliza a conexão profunda e a ancestralidade que o projeto busca resgatar e valorizar, combatendo narrativas históricas que invisibilizam a contribuição afro-descendente no estado.
”A exposição Ibátan é um chamado para reconhecermos e celebrarmos a rica herança africana que pulsa na cultura, na história e na identidade catarinense. Sob a curadoria do historiador Fábio Garcia, buscamos criar um espaço de reflexão, reconhecimento e pertencimento,” afirma o coordenador do projeto.
SERVIÇO
Exposição: IBÁTAN: Raízes Afro-Catarinenses
Curadoria: Fábio Garcia
Abertura: Quarta-feira, 05 de novembro de 2025, às 18h
Local: Hall de entrada do Palácio Barriga-Verde (Alesc)
Endereço: Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro, Florianópolis
Período de Visitação: 04 a 20 de novembro de 2025
Horário de Visitação: Segunda a sexta, das 7h às 19h
Entrada: Gratuita
