Cabina do Tempo da Justiça Eleitoral

 

A Assembléia Legislativa de SC em parceira com o  Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio do Centro de Memória Des. Adão Bernardes (CMAB), apresenta “Cabina do Tempo”, uma exposição imersiva que conta a história da urna e a evolução do processo eleitoral. A mostra acontece no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, até o dia 23 de outubro, e é aberta ao público.

A exposição também tem uma versão virtual que pode ser acessada pelo site do TRE-SC.

A servidora  Sandra Buth Zanon, da Assessoria de Gestão da Informação do TRE-SC, conduziu a montagem da exposição e conta que a ideia da “Cabina do Tempo” veio da vontade de mostrar para as pessoas como era a votação com cédula de papel, os modelos de urnas que eram utilizadas e, também, como acontecia o processo de votação e apuração dos votos nas eleições.

“Nós pensamos em trazer uma experiência imersiva para que as pessoas se sintam, realmente, como se estivessem naquele tempo. Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer a história e criar uma opinião própria sobre essa evolução da votação e o que ela significa para a democracia e para nós, como cidadãos”, disse. Sandra completa contando que as cabines foram ilustradas com fotos antigas e ambientadas com músicas de época, fazendo com que os visitantes se sintam em uma verdadeira viagem no tempo.

Propõe-se uma experiência dinâmica e didática aos visitantes com a montagem de cabinas do tempo em que serão apresentadas a urna de madeira, a urna de lona branca éclair e a urna de
lona marrom, dispostas individualmente nas cabinas.