“Sagrado Feminino: Raízes na Natureza” – Uma Celebração do Mês da Mulher

A Secretaria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) tem a honra de apresentar a exposição “Sagrado Feminino: Raízes na Natureza”. Esta iniciativa, integrante das celebrações do mês da mulher, proporciona uma cativante oportunidade de explorar os temas do “feminino” e “natureza” através de um recorte exclusivo do acervo artístico do parlamento catarinense.

A exposição intitulada “Feminino: Raízes na Natureza”, convida os espectadores a imergirem conexão entre a feminilidade e o ambiente natural. Ao longo da história, a natureza tem desempenhado um papel vital como fonte de inspiração, significado e símbolos para a representação do feminino nas expressões artísticas e culturais. Diversas culturas atribuíram à mulher características associadas à natureza, como fertilidade, criatividade, beleza, mistério e poder de transformação.

A seleção de obras de arte para esta exposição visa destacar e celebrar esses aspectos, oferecendo uma visão única das diferentes maneiras como artistas interpretaram a ligação entre o feminino e a natureza ao longo do tempo. Cada peça do acervo do parlamento catarinense é uma expressão dessa interação, capturando a complexidade e a beleza dessa relação.

A exposição não apenas destaca a influência histórica da natureza na representação do feminino, mas também proporciona uma oportunidade para reflexão sobre nosso papel como seres humanos inseridos em um mundo natural em constante mudança.

Que esta experiência enriqueça não apenas nossa compreensão da arte e da cultura, mas também inspire uma reflexão significativa sobre nossa própria relação com o mundo natural.