OSTRAbalhadores – Anderson Barbosa

A narrativa da maricultura é o foco deste fotodocumentário, produzido pelo Anderson Barbosa, entre julho e agosto de 2018. As lentes do fotógrafo retratam profissionais do Sul da Ilha de Desterro, apresentando ao público imagens diferenciadas dos trabalhadores da maricultura, transmitindo todo o valor social e cultural da atividade.

O maricultor, nesta narrativa fotográfica, traz consigo uma forte carga emblemática de valorização e representatividade do pequeno produtor, dos processos artesanais, da economia familiar, do resgate e manutenção de tradições, do desenvolvimento sustentável e principalmente, dos embates diários travados por muitos trabalhadores.

Estes profissionais enfrentam as adversidades do mar para garantir o sustento de suas famílias. Com muita dignidade, contribuem para a preservação ambiental.

Contudo, ainda que o bom humor e a alegria do manezinho se deixe transparecer durante os dias de luta, segundo o fotógrafo, percebe-se uma ponta de desmotivação por falta de valorização e reconhecimento. Ainda assim, para Anderson Barbosa, e um detalhe que supera todos estes contratempos e dificuldades: A relação de amor que estes trabalhadores têm com o mar.

OSTRAbalhadores foi inscrito e selecionado pelo Edital de Seleção de Projetos para Ocupações Artísticas da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho/2019, da Assembleia Legislativa. Devido à pandemia da Covid-19, que restringiu o acesso ao parlamento catarinense, neste momento a mostra fotográfica fica em cartaz na Galeria Virtual, no site da Alesc. Tão logo as atividades sejam retomadas, a exposição física também será apresentada à comunidade.

Siga a cobertura jornalística: TVAL | Agência AL | Fotonotícia