Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho

A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho é o principal espaço de exposições da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Sua configuração é ampla, moderna e estrategicamente localizada no Hall de entrada do Palácio Barriga Verde.

Por se tratar de um espaço de grande circulação e concorrência, em 2018 foi implantado o edital para seleção dos novos projetos artísticos como forma de atribuir maior transparência ao processo de seleção, democratização no acesso e oportunizar que artistas de diferentes locais do estado possam usufruir deste espaço. Além das exposições contempladas pelo edital, a galeria também recebe mostras institucionais.

Situada em frente ao Plenário Osni Régis, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho conta com um espaço de 9,5 metros de largura com 8 metros de profundidade e está equipada com um conjunto de lâmpadas LED sob trilhos e 9 painéis brancos medindo 200 cm x 184 cm x 40 cm, frente e verso, acabamento em laminado.

A montagem e desmontagem do espaço são de responsabilidade da equipe da Gerência Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho conta com uma programação plural e diversificada de exposições de artes visuais há mais de 20 anos.

 

Ernesto Meyer Filho

Ícone das artes plásticas, o Itajaiense Ernesto Meyer Filho (1919-1991) ficou conhecido por suas pinturas multicoloridas e os retratos de galos estilizados. Também foi ilustrador e chargista.

A Assembleia Legislativa homenageia o artista por meio da Resolução 48/1999, que nomeou o espaço destinado a exposições como Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

 

 

“Arte deve estar acima da política, porque tudo é política. Se eu faço um bom trabalho estou sintomaticamente elevando o nível cultural de quem olha, e isso é um ato político”.
Ernesto Meyer Filho