METAMORFOSES DA VIDA: REFLEXÕES PICTÓRICAS

Mariette van Sande Silveira apresenta sua exposição como uma oportunidade de explorar a imensa capacidade da arte em provocar, sensibilizar e estimular a reflexão sobre situações sociais cotidianas, buscando uma melhor interação humana e promovendo transformações e soluções para dilemas. Sua abordagem artística expressa uma visão histórica ou contemporânea da sociedade, usando a plasticidade da pintura para apontar caminhos sob uma perspectiva pictórica.

A artista enxerga na natureza a beleza e a poesia da vida, e, inspirada pelo encantamento das flores e a interação entre diferentes espécies de seres vivos em meio à urbanização acelerada, interpreta artisticamente os novos ambientes que lhes são impostos, muitas vezes arrancando-os de seus habitats naturais.

Nas flores, Mariette encontra a expressão artística de emoções sublimes, intervindo nas cores de sua paleta para revelar sua beleza aos enamorados e amantes da natureza. Suas pinturas sobre fine arts buscam atingir o mais alto nível estético para que a beleza e o significado dessas descobertas sejam reconhecidos, incluindo a fragilidade e a efemeridade da vida.

Ao olhar para insetos, borboletas e diferentes animais, a artista os imagina numa perspectiva transcendental, transitando entre admiração profunda e repulsa pela dominação que enfrentam em seus ambientes naturais usurpados. Mesmo em seus novos cantos, bonitos, ela percebe o ar de protesto que emanam. Para Mariette, todos esses elementos estão em constante trânsito de valores, sentimentos e significados, refletindo um ciclo de metamorfose contínuo na relação entre humano, animal e a natureza. Nesta exposição, seu espírito busca reunir beleza, sentimentos e estímulo para a reflexão, especialmente dirigido aos apaixonados pela arte.