Mestre Oleiro – Rosival dos Santos Pereira

O Espaço Cultural Cruz e Sousa apresenta a exposição “MESTRE OLEIRO” de Rosival dos Santos Pereira, uma jornada fascinante pelo mundo da cerâmica utilitária que se desdobrou nas riquezas artísticas das culturas marajoara, tapajônica e tapajó, aliadas aos desenhos rupestres provenientes dos povos originários da Ilha de Santa Catarina.

Rosival dos Santos Pereira, nascido em Belém do Pará, é um talentoso ceramista que traz consigo a herança cultural e a paixão pela arte do seu berço. Desde seus 15 anos, ele se dedica ao aperfeiçoamento das técnicas cerâmicas, e essa exposição é o resultado do seu amor pela expressão artística e pela constante evolução.

A cerâmica Marajoara, um dos destaques da exposição, floresceu entre os anos 400 e 1300 d.C., apresentando uma intrincada complexidade de formas e padrões geométricos. Cada escultura, cuidadosamente moldada à mão, nos conduz a um universo onde a fauna, a flora e figuras humanas estilizadas ganham vida por meio das mãos habilidosas de Rosival. As cores vibrantes e os detalhes minuciosos são testemunho da maestria dos ceramistas dessa época, que dominavam com maestria as técnicas de queima, polimento e pintura.

Nesta exposição, Rosival dos Santos Pereira não apenas homenageia sua terra natal, mas também celebra a fusão de influências culturais que ocorreu quando escolheu Florianópolis como seu lar em 1999. Sua arte é um testemunho vivo da capacidade de adaptação e da maneira como as experiências pessoais podem enriquecer a expressão artística.

Convidamos você a mergulhar na riqueza da cerâmica utilitária e nas tradições culturais que transcendem o tempo e as fronteiras geográficas. A exposição “MESTRE OLEIRO” é uma oportunidade única de apreciar a maestria de Rosival dos Santos Pereira e sua habilidade de contar histórias através do barro, cores e formas.