Os Três Poderes – Elke Hering

Clique para ampliar

Título: Os Três Poderes
Autor: Elke Hering
Dimensões: 230 x 147 x 145 cm
Linguagem: Escultura
Técnica: Escultura de curvim
Tombo: 51821
Biografia: Elke Hering (Blumenau, 10 de agosto de 1940 – Blumenau, 19 de fevereiro de 1994) foi uma escultora, desenhista, pintora e gravurista. Bisneta de Hermann Hering, fundador de uma das mais antigas industrias têxteis do Brasil, inicia seu contato com as artes em 1957, quando se tornou ajudante do artista alemão Lorenz Heilmair. Em 1958, vai para a Alemanha estudar escultura com Anton Hiller na Academia de Belas Artes de Munique. Em 1962, mora em Salvador para estudar com Mario Cravo Jr e na Escola de Belas Artes da Bahia. Em 1966, retorna à Alemanha para estudar na Academia de Belas Artes de Berlim. Inaugura com outros artistas em 1970 a Açu-Açu, primeira galeria de arte do estado. Sua trajetória é marcada pela escultura. Participou de importantes exposições com trabalhos tridimensionais utilizando diferentes materiais como madeira, plástico, plavinil, metal, bronze, cristal, cimento e gesso.

‘Elke foi uma artista de múltiplas frentes, trabalhando com desenho, pintura,gravura, esculturas em ferro, bronze, concreto e cristal, conforme enfatiza suafilha, a artista Rafaela Hering Bell, que cuida do acervo e da memória de Elke.Além da escultura “Os três poderes”, exposta na entrada da ALESC, existem outras obras relevantes da artista em outros edifícios de Florianópolis de igual destaque.
Na entrada do Ceisa Center pela Avenida Prefeito Osmar Cunha, existem duas obras denominadas “Torso” e “Fruto Partido”. Segundo relatos da artista e pesquisadora Daiana Schvartz, “muito provavelmente a escultura “Torso” foi uma de suas primeiras peças de bronze. Material tradicional da escultura, o bronze, nas mãos da artista, ganhou materialidade na representação do corpo humano. Como as esculturas gregas fragmentadas, são corpos incompletos de torsos, corpos com cabeças sem os membros, troncos, coletes e cabeças”. As duas obras instaladas no Ceisa Center foram vendidas pela artista para a construtora Ceisa em 1978 e incorporadas na entrada do edifício pelo arquiteto Moysés Liz.
Em um dos jardins internos do Centro Integrado de Cultura – CIC está instalada a obra “Figura sentada”, e no gramado ao lado da Biblioteca Universitária da UFSC está localizada a escultura “O guardião”, obras da artista de 1984 e 1988, respectivamente.’
-Colaboração Leonardo Bertoldi Borges