Divinas Formas XVI – Dimas Rosa
Clique para ampliar
Título: Divinas Formas XVI
Autor: Dimas Rosa
Dimensões: 70 x 48 cm
Linguagem: Pintura
Técnica: Aerografia sobre entretela e papelão
Tombo: 12169
Biografia: Dimas Rosa (Itajaí, 10 de março de 1931 — 26 de janeiro de 1995) viveu boa parte de sua vida em Florianópolis. Desenhava desde criança, e depois passou a pintar, e como não sabia da existência de tinta para pintura e de telas, pintava usando tinta de casacomo suporte a madeira. Foi só com 15 anos que soube, pelo amigo Eusébio Maestri, da existência das bisnagas e telas. Trabalhou em diversas áreas antes de se dedicar exclusivamente à arte, incluindo marcenaria, fiação, cerâmica e jardinagem. Mesmo nessas atividades, Rosa já experimentava materiais e formas que seriam posteriormente utilizados em sua produção artística.
Como artista plástico, desenvolveu uma obra plural em técnicas e suportes, passando pela pintura, gravura, desenho, cerâmica e escultura. Seus trabalhos são marcados por uma estética singular, que combina traços gestuais expressivos, formas orgânicas e cores vibrantes, muitas vezes em contraste com um fundo escuro. Influenciado pela cultura popular, retratou em muitas de suas pinturas e desenhos as festas e danças folclóricas da região sul do Brasil.
Dimas Rosa era um orquidófilo e um desenhista de projetos, além de ter produzido material didático e técnico em recursos audiovisuais e cartilhas. Sempre esteve em busca de novas formas de expressão e experimentação, deixando um legado que se mantém relevante até os dias de hoje.