200 anos de Anita Garibaldi – A heroína de dois mundos

Agosto de 2021 marca o bicentenário do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro – Anita Garibaldi – e as homenagens à valente lagunense extrapolam as fronteiras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que vivenciaram suas batalhas.

Inúmeras instituições no mundo, em especial no Brasil, Uruguai, Itália e San Marino, celebram a vida e a obra de Anita, destemida e determinada mulher que pegou em armas para defender seu amor, seus filhos e os ideais que acreditava, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

A expressiva e graciosa menina de cabelos longos e negros ressignificou o papel feminino e seus feitos, repletos de coragem e bravura, até hoje influenciam gerações, sendo tema de estudos que preservam e divulgam sua história.

Anita, personagem icônica cuja consagrada trajetória inspira e impulsiona, é homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a exposição “200 anos de Anita – A Heroína de dois Mundos”,  no hall do Parlamento Catarinense. A exposição conta com 16 painéis que relatam sua personalidade e feitos históricos.

Siga a cobertura jornalística: TVAL | Agência AL