A Presença da Matéria – Leandro Serpa

A série ‘A Presença da Matéria’, iniciada em 2014, parte da pesquisa que o artista Leandro Serpa realiza com a monotipia desde 2007.

Preocupado com a busca de uma marca e uma cor própria, passou a investigar pigmentos e tingidores naturais, fato que modificou a forma de criar e atuar como artista.

A série apresentada traz consigo a marca de uma investigação desdobrada sobre o uso de pigmentos naturais e a justaposição entre processos gráficos, como por exemplo a monotipia e a xilogravura com a pintura.

É o início de um processo no qual Serpa pretende alongar e aprofundar visando a busca por uma particularidade de cor e marca que se manifesta nas pesquisas de materiais naturais e alternativos ao meio da Arte proposta.

As obras da série ‘A Presença da Matéria’ são peças de uma pesquisa em acontecimento que aproxima o artista de seu tempo, de sua matéria, e a Arte de seu público, construindo uma relação de proximidade, afeto e tato; marcas que possam ser percebidas pelo olho, mas também pelo olfato e pelo intelecto.

Siga a cobertura jornalística: TVAL | Agência AL | Fotonotícia | Instagram